7 de março de 2010

Apresentação

As Ligas Acadêmicas são espaços em que os próprios estudantes se responsabilizam por coordenar atividades que propaguem conhecimento através da troca de experiência sobre temas de interesse e tem como objetivo o intercâmbio entre universidades, pesquisas, práticas e instituições.
A Liga de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) surgiu, no ano de 2007, a partir de reflexões e discussões entre alunos e docentes do curso de graduação em Gerontologia que notaram a necessidade de promover a interlocução das atividades acadêmicas e de ensino desenvolvidas no âmbito da universidade com outros espaços, como a comunidade, as sociedades acadêmicas e os serviços que se destinam ao processo de envelhecimento. Partindo dessa necessidade, um grupo de alunos, composto por Henrique Salmazo da Silva, Marília Silva de Alburquerque e Ricardo Galhardoni, convidaram as docentes Ângela Maria Machado de Lima e Marisa Accioly Domingues para refletirem sobre as possibilidades de divulgar esse curso de graduação e promover atividades acadêmicas que propiciariam enriquecimento e contextualização do exercício profissional do futuro bacharel em Gerontologia.
Desse modo, a Liga de Gerontologia EACH/USP tem como principal objetivo ampliar a formação dos graduandos no que se refere à relação teórico-prática dos temas relacionados ao envelhecimento humano, articulando os conteúdos desenvolvidos no projeto político-pedagógico do curso de Graduação em Gerontologia da EACH. Além de promover a interlocução entre profissionais de diversas áreas do conhecimento com o intuito de fomentar discussões multidisciplinares no campo das ciências do envelhecimento e buscar o intercâmbio científico com outros grupos de estudo e universidades, com sociedades e serviços direcionados para a atenção ao idoso.
Para tal, a Liga Acadêmica de Gerontologia da EACH/USP está registrada no 5º Cartório da cidade de São Paulo, com o nome de pessoa jurídica: Liga de Gerontologia da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Este procedimento foi acompanhado por um advogado que assessorou essa tão importante fase, revisando e sugerindo modificações para que o estatuto ficasse concernente com as leis e práxis normalmente seguida.
A Liga de Gerontologia EACH/USP iniciou suas atividades, efetivamente, no primeiro semestre de 2008, promovendo aulas teóricas com diversos temas, ministradas por profissionais de destaque no âmbito acadêmico nacional e internacional. No ano de 2009, ocorreu a primeira troca de gestão da diretoria, que tem no biênio de 2010/2011 a incumbência de continuar realizando atividades previstas no Estatuto e as já realizadas como:
· Interlocução com demais Ligas de Gerontologia e de Geriatria e, principalmente, com a atual União Estadual das Ligas de Geriatria e Gerontologia (UELIGG), antiga Coordenadoria das Ligas de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo (COLIGG-SP) e com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo (SBGG-SP);
· Formatação, atualização e execução do Estatuto que segue em anexo neste blog;
· E promoção de aulas quinzenais interligadas a um ciclo/bloco temático.

Referência Bibliográfica utilizada:
SALMAZO-SILVA, H. et al. Liga Acadêmica de Gerontologia da EACH/USP: histórico e perspectivas para a atuação do bacharel em Gerontologia. In: Revista Kairós, São Paulo, Caderno Temático 4, ago. 2009, pp. 131-141.


Nenhum comentário:

Postar um comentário